11.20.2012

.sopa de pimenta

Foto tirada há pouco.
 
Cá em casa, exceto em ocasiões festivas, o jantar é uma refeição ligeira e tem sempre sopa! E com pouco sal…
Se há sopas que aprecio muito, como a sopa de tomate, os gaspachos ou os cremes de marisco ou peixe, confesso-vos que as sopas de legumes parecem-me sempre um pouco “aborrecidas”. Como trocar a sopa por uma lasanha ou um esparguete à bolonhesa está fora de questão, pois as esposas são “implacáveis”, resolvi aplicar um estratagema que resultou em cheio: a piper nigrum (Em Portugal, pimenta-preta; no Brasil, pimenta-do-reino).

Ingredientes:
.Os legumes que tiver disponíveis (batata e cebola são obrigatórias)
.Água, sal e azeite
.E… pimenta!

Preparação:
1. Lave e prepare os legumes.
2. Numa panela, cubra os legumes com água e coza-os com uma pitada de sal, juntando, nos momentos finais, duas ou três colheres de sopa de azeite.
3. Triture os legumes, fazendo um creme.
4. No momento de servir, polvilhe com a pimenta moída no momento (como na imagem).
5. Mexa a sopa e está pronta a servir. O sabor intenso da pimenta deixa-se envolver pela suavidade dos legumes, criando uma nota de originalidade e aventura.
Os benefícios para a saúde estão garantidos, pois Segundo o médico homeopata Marcio Bontempo, autor do livro Pimenta e seus Benefícios à Saúde, além dos princípios ativos capsaicina e piperina, o condimento é muito rico em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio. Tem, por isso, fortes propriedades antioxidantes e protetores do DNA celular. Também contém bioflavonóides, pigmentos vegetais que previnem o câncer. (…)
Apesar disso, muitas pessoas ainda têm receio de consumi-la, pois acreditam que possa causar mais mal do que bem. Se você é uma delas, saiba que diversos estudos recentes têm revelado que a pimenta não é um veneno nem mesmo para quem tem hemorróidas, gastrite ou hipertensão.

Leia o artigo completo para conhecer as doenças que a pimenta pode curar ou prevenir AQUI.

Abraço.
AP

2 comentários:

  1. também sou bastante sipeira e uma boa refeição tem que ter sopa!
    gostei muito desta receita...vou experimentar:)

    ResponderEliminar
  2. Gostei, na verdade eu amo pimenta, de tudo que é tipo!
    Vou testar depois de fazer essa e deixo o convite para conhecer algumas das muitas receitas de sopas fáceis de fazer que tenho no meu site, venha conferir.

    ResponderEliminar